quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Deputado Pedro Serafim Neto visita acervo do Arquivo Público


Maior hemeroteca (coleção de jornais) da América Latina. O Arquivo Público de Pernambuco, que contabiliza mais de 12 mil títulos sobre a história do Estado, recebeu, ontem pela manhã, a visita de parlamentares da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe. Na ocasião, os deputados tiveram acesso a raridades, a exemplo das primeiras edições de A Aurora, revista semanal publicada em 1821; e do Diario de Pernambuco, em 1825. O Arquivo acondiciona documentos desde o século XVI.

Durante a visita, o coordenador do Arquivo, Pedro Moura, mostrou o laboratório de restauro e falou da importância do Arquivo, responsável por preservar e disponibilizar a documentação oficial do Estado. Moura também destacou trabalhos em execução, a partir de parcerias com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe); com o BNDES; com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Esses projetos são direcionados ao acondicionamento, microfilmagem e digitalização do acervo.” O coordenador destacou como necessidades a formação e capacitação do quadro funcional, composto por 43 servidores efetivos; 22 estagiários; entre outros que participam de projetos; e a elaboração de um organograma próprio para o Arquivo Público. Atualmente, a unidade integra a estrutura da Secretaria de Educação do Estado.

“Um acervo rico como esse precisa de melhores condições físicas e estruturais.

Encaminharemos um relatório, nos próximos meses, ao secretário da Casa Civil, destacando as necessidades e a possibilidade da transferência da sede, visto que o projeto está pronto”, disse Diogo Moraes (PSB).

Os deputados Rodrigo Novaes (PTC), Pedro Serafim Neto (PDT) e a assistente da Assistência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo Estadual, Cynthia Barreto, também estiveram presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário