|
Primeiro passo do desenvolvimento
IMAGEM: ALEPE |
Senhor Presidente, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados,
Que minhas primeiras palavras na Casa de Joaquim Nabuco sejam de agradecimento a Deus, ao Santo Cristo do Ipojuca e à generosidade do povo pernambucano que me credenciou com 56 mil votos, honrando-me democraticamente como um de seus representantes na Assembléia Legislativa de Pernambuco.
Desejo assinalar também, o relevante apoio que recebi de meu Partido e de suas militâncias e lideranças, durante a exaustiva, mas gratificante campanha eleitoral, no curso da qual absorvi ensinamentos da sabedoria popular da minha gente e firmei compromissos públicos e republicanos que darão o Norte ao mandato que aqui inicio.
Peço aos nobres parlamentares e membros da nossa Mesa Diretora, detentores da experiência e da sabedoria que acumularam na construção da nossa história e dos nossos avanços, independentemente de siglas a que pertençam, que me concedam o privilégio de seus ensinamentos e conselhos, imprescindíveis na caminhada que farei junto com eles.
Chego a esta Casa convencido de que somente a união de forças assegura-nos avanços no rumo do desenvolvimento e da inserção nas oportunidades de educação, capacitação profissional, emprego e conseqüentemente melhorias nos índices de desenvolvimento humano de todos os pernambucanos.
Senhor Presidente e senhoras e senhores Deputados,
Pertenço a uma geração com sede de conhecimentos e fortemente comprometida com a busca de soluções que nos assegurem galgar rapidamente novos e promissores patamares de qualidade de vida para a população. Saímos da adolescência e nos tornamos adultos no preciso momento em que o nosso País ingressava numa nova era e inaugurava uma nova etapa de sua evolução política.
A propósito desse novo tempo, é sempre oportuno destacar que Pernambuco tem o privilégio de ser liderado por uma das maiores expressões políticas da nova geração brasileira, alinhada aos valores maiores da eficiência administrativa, competência e justiça social.
Refiro-me naturalmente ao governador Eduardo Campos, a quem os pernambucanos renovaram o mandato com a maior votação já concedida a um candidato majoritário em toda a nossa história. O balanço de sua gestão conforta-nos pela convicção de que estamos de fato no rumo certo.
No exercício do mandato parlamentar estarei ao seu lado para reforçar seus projetos e agregar alcances que estejam à altura da minha capacidade de percepção, no sentido de agilizar novas conquistas.
Dedicarei o meu mandato a escutar e recolher sugestões sem restrições a quem quer que seja. Preciso ouvir os que me deram o seu voto e também os que optaram por outros nomes, porque temos a obrigação de abrir os braços para todos que desejam contribuir com o bem coletivo.
Durante a campanha eleitoral deixei muito claro que os meus objetivos políticos refletem objetivamente as ansiedades e as expectativas de jovens que desejam construir seus futuros e que esperam a chance de abraçar as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho em seus mais diversos níveis.
Conscientes das responsabilidades que os aguardam, esses jovens vão desempenhar um papel fundamental no processo de crescimento da nação, irão formar suas famílias, assumirão gradativamente o comando do nosso estado e do nosso País, e esperam que o poder público cumpra com o dever de abrir-lhes as necessárias oportunidades.
Nasci e cresci numa região que, até pouco tempo, negava e não priorizava o acesso das crianças e dos adolescentes a uma formação escolar adequada. Nossa população estudava muito menos do que a média regional, menos de 4 anos, não garantindo sequer o ciclo básico.
Diferente de hoje, quando somente no município de Ipojuca surgem novas escolas numa rede municipal pública que já mantém mais de 20 mil crianças e jovens regularmente matriculados, sob a responsabilidade de mais de 800 professores.
A responsabilidade nos move para o hoje e para o amanhã. Estamos lutando para resgatar o tempo perdido ao longo de décadas e para viabilizar a inserção, em curto prazo, dos que não tiveram chances de uma formação profissional adequada e compatível com as demandas da era da industrialização pernambucana e de Suape.
Modestamente, serei um defensor e um batalhador incansável junto aos condutores das políticas públicas, para a promoção permanente de cursos de capacitação profissional em áreas estratégicas convergentes para os postos de trabalho existentes e em expansão nos municípios pernambucanos.
As iniciativas levadas a efeito nesse campo da capacitação profissional em curto prazo nos oferecem resultados excelentes. O projeto “Rumo Ao Emprego” com apenas quatro meses de duração por cada ciclo de treinamentos, resultou, em seu recente ciclo, em cem por cento de contratações dos alunos e alunas que se submeteram a cursos em segmentos técnicos como eletricidade, reparos e construção civil. Todos estão trabalhando em Suape.
Alem dessas iniciativas emergenciais, é preciso ampliar a rede de escolas técnicas regionais com uma grade curricular focada nos postos de trabalho da nova economia pernambucana, sem descuidar das transformações que nos aguardam num ritmo acelerado.
Aqui estou para lutar por estes objetivos e espero com humildade a generosa acolhida das senhoras e dos senhores deputados nessa missão que me foi atribuída pelos jovens e suas famílias, a quem espero poder representar condignamente, e retribuir com trabalho e perseverança a votação que obtive nas eleições de outubro.
Peço a Vossas Excelências que nos apóiem nas demandas para a instalação de novos cursos profissionalizantes na rede de educação pública que passaremos a sugerir, porque assim fazendo estaremos promovendo a oferta de oportunidades iguais para todos, em harmonia com as nossas conquistas democráticas.
Muito obrigado pela atenção de todos.