Preocupação mobiliza ações e pedidos de ajuda Foto: Alepe |
Mais uma vez as chuvas levam o drama às famílias da Mata Sul e de várias outras regiões de Pernambuco. Com o temporal forte o nível dos rios subiram, principalmente o Rio Una, que subiu 110 metros cúbicos, causando medo e deixando ruas e casas alagadas.
Na cidade de Barreiros, como em 2010, o Padre José Gusmão alertou os moradores com o sino da paróquia na madrugada desta segunda-feira às três horas e quinze da manhã, quando novamente acordou o povo e permitiu que a cidade se prevenisse.
Foram atingidos seis bairros e cerca de 5 mil pessoas estão sendo removidas das áreas de riscos. 120 famílias estão desabrigadas e 800 famílias já se encontram desalojadas.
Municípios como Catende, Palmares, Barreiros, Água Preta, Maraial, Ribeirão e Rio Formoso, entre outros que passam pelo mesmo drama, tiveram seu fornecimento de energia elétrica parcialmente interrompidas para evitar risco de choques elétricos e danos em eletrodoméstico em virtude da elevação do nível da água dos Rios.
De acordo com a CODECIPE (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco), foram afetadas 30 cidades no final da tarde de ontem.
Por isso, Senhores deputados e deputadas, peço aos nobres parlamentares a solidariedade e apoio com a população dessas cidades, que estão passando mais uma vez, pelas conseqüências das chuvas. Também peço apoio ao governo do Estado, onde o mesmo vem intensificando e monitorando áreas de riscos 24 horas por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário